A função social da empresa e sua aplicabilidade

Rodinei Neuls, Giovani Ribeiro Rodrigues Alves

Resumo


O presente trabalho teve o objetivo em abordar o tema ‘função social da empresa e sua aplicabilidade como meio enobrecedor e responsável da empresa diante da sociedade. Como tática de trabalho, em um primeiro momento foi abordado a contextualização histórica, conceituação e aplicação no Direito Empresarial, para contextualizar a empresa no cenário jurídico, especialmente no que diz respeito à nova concepção de que ela se reveste atualmente, de instituição estruturada e revestida da função social em si com um posicionamento diante da sociedade atual porém, com foco no objetivo que o artigo sétimo do projeto do novo código comercial, e não simplesmente a empresa como meio de lucros a qualquer custo. Em momento de finalização, enfocou-se a empresa na ordem de conceito social no cumprimento da função, revelando os princípios gerais da empresa que norteiam as suas operações. Finalmente, ao adotar práticas empresariais sustentáveis visando a proteção do meio ambiente e ao respeitar os direitos dos consumidores, desde que com estreita obediência as leis que se encontra sujeita, sendo o objetivo inovar o que ali já se encontra nas leis vigentes, jurisprudência e doutrina, aplicando no integra o texto codificado através do novo projeto do código comercial.

Palavras-chaves: Função Social, empresa, comercial, sustentável


Palavras-chave


FUNÇÃO SOCIAL

Texto completo:

PDF

Referências


REFERENCIA

CARVALHO, Maria. A. Economia Internacional. Editora Saraiva. SP, 2007.

COMPARATO, Fábio Konder. Estado, Empresa e Função Social. In: Revista dos Tribunais. ano 85. v. 732. outubro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1996. p. 41.

FORTES, José Carlos: https://www.fastjob.com.br/consultoria/artigos_visualizar_ok_todos.asp?cd_artigo=120 O NOVO CÓDIGO CIVIL - Reflexos nas atividades empresarial e contábil (7a. Parte) (2003) acesso 2014.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 7 ed. São Paulo: Habra, 1997

GUIMARÃES, Heloisa Werneck Mendes. Responsabilidade Social da Empresa. Revista Administração Empresarial, RJ, 1984.

Marshall, Gordon. Dicionário Oxford de Sociologia, pp. 190-191. 1994.

HUBERMAN, Leo História da riqueza do homem. Editora: Zahar, RJ 1981.

ROBB, Maurice. A Evolução do Capitalismo. Editora: Zahar. RJ 1981.

SILVA, De Plácido e. Vocabulário jurídico. vol. II. Rio de Janeiro: Forense, 1963. p. 722-723