A aplicabilidade dos fundos de investimentos nos planejamentos empresariais: fip, fii e fidc

Patricia Rovere Dias, Celso Faria Portela Pereira

Resumo


O presente artigo objetiva abordar os aspectos práticos da aplicabilidade dos fundos de investimentos nos planejamentos voltados ao mundo empresarial, enfocando principalmente qual o momento que os empresários devem utilizá-los. Os planejamentos empresariais, em especial os patrimoniais e sucessórios são muito comuns atualmente, porém ainda não são todas as empresas que se utilizam dos fundos de investimentos para capitalização de recursos ou mesmo como forma de planejamento estratégico e financeiro dentro de sua organização. Talvez alguns riscos envolvidos assustem os empresários mais conservadores ou então muitos preferem permanecer na sua zona de conforto a se arriscar em algo que tenham pouco conhecimento somente. Enfim, sob quaisquer dessas perspectivas o objetivo do estudo é elucidar alguns conceitos e aplicações dos principais fundos que poderiam ser utilizados nos planejamentos empresariais tradicionais, o FIP (Fundo de Investimento em Participações), o FII (Fundo de Investimento Imobiliário) e o FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios).


Palavras-chave


Fundos de Investimentos; Planejamentos Empresariais; FIP; FII; FIDC

Texto completo:

PDF

Referências


COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. O mercado de valores mobiliários brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Comissão de Valores Mobiliários, 2013.

http://portal.anbima.com.br/informacoes-tecnicas/estudos/panorama/Pages/panorama-anbima.aspx (acesso em 12/03/2014).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Guia de orientação para o gerenciamento de riscos corporativos. São Paulo: IBGC, 2009. (Série Cadernos de Governança Corporativa , v. 3)

Instrução nº 356 da CVM

Instrução nº 406 da CVM

Instrução nº 409 da CVM

Instrução nº 442 da CVM

Instrução nº 516 da CVM

Instrução nº 531 da CVM

MAMADE, Gladston e MAMADE, Eduarda Cotta. Holding familiar e suas vantagens: planejamento jurídico e econômico do patrimônio e da sucessão familiar. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2011.