Inovações relacionadas à preservação ambiental em uma instituição de ensino superior
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as ações em uma Instituição de Ensino Superior da Região Metropolitana de Curitiba - PR, para verificar qual a visão sobre a inovação para a preservação ambiental. O foco está relacionado somente com o aspecto ambiental, mais especificamente inovações ambientais como forma de preservação, apoiando-se na sinergia entre sustentabilidade ambiental versus os outros pilares. Para avaliar a inovação versus preservação ambiental, considera-se o que Perez (2004) descreve como itens considerados de importância para a inovação. Para avaliar o apoio dos stakeholders à proteção ambiental, utiliza-se conceitos que representam qualquer público que afeta a empresa ou por ela é afetado em seus objetivos organizacionais (Freeman, 1984). Os dados foram coletados por meio de um questionário com entrevistas semiestruturadas apoiada em teorias da inovação e sustentabilidade, considerando a disponibilidade dos entrevistados. Os principais resultados dizem respeito ao alinhamento das informações coletadas nas entrevistas com relação às práticas da instituição e às sugestões para estudos posteriores.
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