As dificuldades de profissionalização em uma empresa de gestão familiar

Fernanda Pazine Dadamo

Resumo


A disputa nos ambientes de negócios tem exigido um alto grau de profissionalização e capacitação dos gestores, os quais são responsáveis pelo processo decisório e podem influenciar diretamente nos resultados de suas empresas. A necessidade de Capacitação profissional destes gestores pode ser um problema ainda maior na diferenciação entre o papel dos herdeiros e sucessores. O objetivo desta pesquisa é apresentar as dificuldades de profissionalização dos sucessores, sendo estes também herdeiros. A análise foi elaborada com base em modelos que contemplam boas práticas para o processo sucessório. O conteúdo conta com o parecer de especialistas técnicos e comportamentais quanto ao acontecimento do processo sucessório. O artigo oferece uma síntese referente à atual situação do processo, expondo pontos fortes, fracos e ações a serem tomadas pelos gestores que podem contribuir para o processo de sucessão. O resultado da pesquisa revela a grande dificuldade que os dirigentes de empresas têm para a realização do processo de sucessão aos seus herdeiros.
 

Palavras-chave: Processo sucessório; Gestão Familiar; Dificuldades de profissionalização.


Palavras-chave


Processo sucessório; Gestão Familiar; Dificuldades de profissionalização.

Texto completo:

PDF

Referências


BERNHOEFT, RENATO, Evolução e revolução na empresa familiar. São Paulo, 2004.

COOPER, D.; SCHINDLER, P. Método de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

MACHADO, Hilka Vier. Reflexões sobre Concepções Familiares e Empresas Familiares. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 317-323, ago. 2005.

COSTA, E. A. Gestão Estratégica. São Paulo: Saraíva, 2003.

DAVIS J. A. De geração em geração, empresas feitas para durar. Intermanagers, 2006. Disponível em: http://www.intermanagers.com.br. Acesso em: 20 mar. 2006.

GERSICK, K. E.; DAVIS J. A; HAMPTON, M. M.; LANSBERG, I. De geração para geração: ciclos de vida das empresas familiares. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

MACHADO, HILKA VIER. Reflexões sobre Concepções familiares e empresas familiares. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 317-323, ago. 2005.

PAPA, Adriana Cássia. O Papel do fundador na cultura de uma empresa familiar: um estudo de caso em João Monlevade - MG. Disponível em: http://www.anpad.org.br. Acesso em: 17 nov. 2008.

RICCA, Domingos. Da empresa familiar à empresa profissional. 2. imp. São Paulo, Editora CLA, 2006.

ROCHA, Carlos Henrique Mauricio da. A profissionalização da gestão das empresas familiares num contexto de mudança: um estudo de caso do setor têxtil. 2001. 133 p. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

SILVERMAN, M. Successful Succession. RV Trade Digest, May 2006.