O processo de deposição ácida no município de São Carlos do Ivaí - PR

Marcos Antonio Pintor Junior

Resumo


Ao longo dos anos, as revoluções industriais propiciaram significativos avanços econômicos e sociais em toda a sociedade. Contudo, estes avanços demonstraram a fragilidade do meio ambiente em agir frente aos excessos decorrentes das atividades antrópicas. Objeto deste estudo, a chuva ácida resulta, inevitavelmente, da poluição atmosférica, um processo que ocorre pela própria natureza que vem sendo intensificado com o lançamento de poluentes, com maior ênfase nos países industrializados, afetando diretamente o próprio meio ambiente e juntamente a sociedade de modo geral. Buscou-se, demonstrar os aspectos negativos da industrialização e a utilização de combustíveis fósseis, bem como avaliar as características do crescimento do número de veículos automotores, e as consequências do aumento de ocorrências de chuvas ácidas sobre uma cidade. Assim, foi monitorada as precipitações ocorridas na cidade de São Carlos do Ivaí, em 3 pontos distintos, onde o potencial de poluentes emitidos na atmosfera poderiam ser mais elevados, em decorrência do número de indústrias. Os resultados indicam que as precipitações estão um pouco fora dos padrões normais, sugeridos pelas literaturas.


Palavras-chave


Deposição Ácida; Chuva Ácida; São Carlos do Ivaí

Texto completo:

PDF

Referências


BRENA, A.N. A chuva ácida e seus efeitos sobre as florestas. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2002.

CAVALCANTI, P. M. S. Avaliação dos impactos causados na qualidade do ar pela geração termelétrica. 2003. Tese de M.Sc. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2003.

DERISIO, J. C. Introdução ao controle de poluição ambiental. 3. ed. São Paulo: Signus Editora, 2007.

FELLENBEG, G. Introdução aos problemas da poluição ambiental. (J. H. Maar & C. G. Froehlich., Trads.) São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1980.

IBGE, Instituto brasileiro de geografia e estatística. Infográficos de dados gerais de municípios. 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2013.

OLIVEIRA, J. L. F. Poluição atmosférica e o transporte rodoviário: perspectivas de uso do gás natural na frota de ônibus urbanos da cidade do rio de janeiro. 1997. Tese de M. Sc., COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 1997.

LUCON, O. dos S. Modelo Horus inventário de emissões de poluentes atmosféricos pela queima de combustíveis em indústrias no Estado de São Paulo. 2003. Tese (Pós-Graduação em Energia). Escola Politécnica, Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2003.

MAIA, L.F.P.G e DE MELLO, W.Z., Monitoramento da qualidade das águas das chuvas na cidade do Rio de Janeiro. Relatório Final, Fundação José Pelúcio Ferreira. PCRJ/SMAC, 2004

RIBEIRO. S. K et al., Transporte e mudanças climáticas, Rio de Janeiro, Mauad, 2000

SEVÁ FILHO, A. O. Como estão as manchas ácidas no Brasil? Estudos Avançados / USP, Volume 5, p. 81-107, 1991.

WELLBURN, A., Air pollution and acid rain: the biological impact, Longman Scientific and Techinical, Singapore, 1988