A percepção dos servidores sobre a avaliação de desempenho no setor público

Fabiana Cyrino Oliveira, Victor Cláudio Paradela Ferreira, Débora Vargas Ferreira Costa, Fernando Luiz Cyrino Oliveira

Resumo


A Gestão do Desempenho, quando aplicado de forma adequada à cultura da organização, pode gerar reflexos positivos nos resultados das instituições. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo verificar a percepção dos servidores públicos que trabalham na Empresa X, acerca da avaliação de desempenho, seus benefícios e compreender o porquê tal sistema ainda não foi implantado. E ainda propor uma breve estrutura de modelo que poderia ser adotado pela empresa. Foi realizado um estudo bibliográfico e de campo com entrevistas aos servidores sobre a gestão e avaliação de desempenho. As percepções que surgiram do campo de investigação demonstram que todos os funcionários acreditam que a gestão do desempenho poderia vir a ser uma importante ferramenta dentro da empresa, porém a inconstância de gestão, por ser uma empresa pública, representa um complicador na execução de tal modelo.


Palavras-chave


Gestão de Pessoas, Gestão do Desempenho, Avaliação do Desempenho

Texto completo:

PDF

Referências


BOHLANDER, George, SCOTT, Snell. Administração de recursos humanos. São Paulo: CENGAGE Learning, 2009.

BRAGA, B. M. Avaliação de desempenho: por que é tão difícil? GV-executivo, v. 12, n. 2, julho-dezembro, 2013. Disponível em Acesso em: 28 dez. 2013.

DEWES, Fernando, DOMINGOS, Luis Palma, MILNITSKY, Lilian. Avaliação do desempenho nas organizações: tendências de pesquisa (2008). Disponível em: Acesso em 07 de junho de 2013.

FERREIRA, Victor Claudio Paradela. Etapas para a implantação de sistemas de gestão do desempenho, 2013.

FERREIRA, Victor Claudio Paradela. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

FERREIRA, Victor Cláudio Paradela. Gestão do Desempenho, 2013.

FETZNER ,Maria Amélia, OLTRAMARI, Andrea Poleto, OLEA Pelayo Munhoz. Gestão do desempenho na administração pública: o caso da TI governo. RAC, Curitiba, v. 14, n. 5, pp. 968-982, Set./Out. 2010. Disponível em Acesso em 27 de dezembro de 2013.‎

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MILANI, Ione. Sistemas de avaliação de desempenho: uma revisão de literatura. Revista de Administração; Universidade de São Paulo, v. 23, n. 3, 1998.

PACHECO, Fernanda Fagundes Viana Gomes. Avaliação de desempenho (2007) Disponível em: Acesso em: 07 jun. 2013.

REIFSCHNEIDER, Marina Becker. Considerações sobre avaliação de desempenho (2008) Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2013.

SANTOS, Heriana Robaina, VIEIRA Fernando de Oliveira. O Papel da avaliação de desempenho na administração pública: o caso da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão de uma prefeitura fluminense. Universidade Federal Fluminense. Disponível em: Acesso em: 12 fev. 2014.