Perfil empreendedor do varejo no município de Betim/MG

Erlon Campelo Câmara

Resumo


O presente estudo é de grande relevância para a área de Administração, visto que este contribui com know-how, viabilizando estruturar um plano de negócios e a gerenciar um empreendimento. Os administradores a partir desse trabalho poderão fazer análise de mercado e prestar consultoria a empresas deste segmento. Por ser um tema de ensino ainda recente no Brasil - há apenas duas décadas - o empreendedorismo não tem uma definição concreta de algo que seja um paradigma. Em relação ao estudo sobre o perfil empreendedor, sabe-se que este varia de um lugar para outro. Nesse sentido, o estudo em questão identificou o perfil empreendedor na região central de Betim/MG, tendo como pilar a análise da pesquisa de campo relacionada com as definições de perfil empreendedor definidos por Louis Jacques Filion. Desse modo, foi elaborado um roteiro de perguntas utilizado para entrevistar 3 (três) empreendedores-proprietários de empreendimentos no varejo, que estão nesse mercado há mais de 10 anos. O objetivo do estudo é identificar o perfil desses empreendedores e consequentemente, analisar se suas características estão relacionadas com o seu sucesso no ramo de atividade. Os resultados das entrevistas foram analisados a partir das informações obtidas através da pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedor; Perfil empreendedor; Varejo. Motivação.


Palavras-chave


Empreendedorismo. Empreendedor. Perfil empreendedor. Varejo. Motivação

Texto completo:

PDF

Referências


CHÉR, R. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier: SEBRAE, 2008. Cap. 4, p. 187.

DOLABELA, F. O segredo de Luisa. 30. ed. São Paulo: Editora de Cultura, 2006. 304 p.

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DRUCKER, P. F. Inovação e espirito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. Tradução de C. Malferrari. São Paulo: Cengage Learning, 2008. Cap. 19.

ESTENDER, A. C. O novo varejo. São Paulo: Instituto Siegen, 2005.

FERRARI, A. T. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGrawHill, 1982, p. 240.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, n. 2, p. 10-16, abr./jun., 1999.

GEM – Global Entrepreneurship Monitor 2010. Empreendedorismo no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2012.

GEM – Global Entrepreneurship Monitor 2011. Empreendedorismo no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2012.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009, p. 43.