CUSTOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: UMA APLICAÇÃO DO CUSTO POR DEPARTAMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR

Ely Celia Corbari, Claudineia Kudlawicz, Veronica Eberle de Almeida, José Luiz dos Santos

Resumo


Tendo em vista a ausência de artigos relacionados à temática dos custos nas atividades hospitalares, este artigo tem como objetivo demonstrar o processo de formação do custo em procedimentos de saúde (consultas) realizados por uma Operadora de Planos de Saúde Empresarial. Para atender o objetivo do presente artigo, foram levantados os custos dos procedimentos (consultas) realizados ao longo de 1 (um) ano – período compreendido entre Fevereiro/2009 e Janeiro/2010 – por uma empresa localizada na região sul do Brasil. Este estudo caracteriza-se como um estudo descritivo e, sendo assim, visa descrever o processo necessário para atribuir o custo aos procedimentos. Os resultados encontrados indicam que para mensurar os custos unitários, a Operadora deve alocar os custos aos departamentos tendo em vista a complexidade em atribuir os custos indiretos aos procedimentos (consultas). Desta forma, os custos indiretos são atribuídos aos departamentos, para depois serem alocados aos procedimentos. Os procedimentos analisados referem-se, exclusivamente, ao departamento de consultas básicas que realiza consultas de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, consultas estas que são as mais utilizadas pelos beneficiários. Os resultados apresentam a complexidade de se formar o custo de cada tipo de procedimento (consulta) desde a mensuração dos custos aos centros de custos, em seus respectivos departamentos, com a posterior alocação por procedimentos (consultas) realizados, para controle dos custos, e o estudo da viabilidade do plano de saúde.


Palavras-chave


Custos de Serviços; Custo Hospitalar; Custeio por Departamento

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Resolução Normativa nº 159, de 03 de julho de 2007. Dispõe sobre aceitação, registro, vinculação, custódia movimentação e diversificação dos ativos garantidores das operadoras e do mantenedor de entidade de autogestão no âmbito do sistema de saúde suplementar. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de jul. 2007. Disponível em: http://www.ans.gov.br/portal/site/legislacao/legislacao_integra.asp?id=1016&id_original=0 Acesso em: 01/08/2010.

BARZOTTO, Luciano da Costa. O Ambiente de Inovação em Instituição Hospitalar. Dissertação de Mestrado-Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2008.

BORGES, Fermina Mendonça. Análise do Custo da Infecção do Sítio Cirúrgico Após Cirurgia Cardíaca. Tese de Doutorado-UFSP. São Paulo, 2005.

CABRAL, Leane Lima Dias. Qualidade Percebida dos Serviços Hospitalares: Uma Avaliação Utilizando o Método dos Fatores Críticos de Sucesso e a Escala Servqual. Dissertação de Mestrado-UFPE. Recife, 2007.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Makron Books, 2002.

CORBARI, Ely Célia; KUDLAWICZ, Claudinéia. Gerenciando custos, unidades e departamentos: um caso prático. Anais 15ª Convenção Estadual dos Contabilistas, Cascavel, 2010. Disponível em: http://www.crcpr.org.br/eventos/15convencao/trabalhosAprovados/11.pdf. Acesso em 24/07/2010.

FACCO, Fulvio Cesar. Estratégias de Prestação de Serviços e seus impactos na Competitividade: Um Estudo de Caso em um Empresa de Biotecnologia. Dissertação de Mestrado-FEAD. Belo Horizonte, 2007.

FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J;. Tradução: RITTER, Jorge. Administração de serviços, operações, estratégias e tecnologia da informação. PortoAlegre: Bookman, 2005.

GAMA, Marcelo Martins da. Gestão Financeira: Uma Ferramenta de Diagnóstico para as Empresas Prestadoras de Serviços. Dissertação de Mestrado-UFAM. Manaus, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HORNGREN, Charles T.; FOSTER, George; DATAR, Srikant M. Contabilidade de Custos.

ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

HANSEN, Don R; MOWEN, Maryanne M. Gestão de Custos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001

HOFFMAN, Douglas K.; BATESON, John E.G. Princípios de Marketing de Serviços: Conceitos, Estratégias e Casos. Tradução de: Fernandes, Brasil Ramos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

KOTLER, P.; BLOOM, P. Marketing para Serviços Profissionais. São Paulo: Atlas, 1987.

MATOS, Afonso José de. Gestão de Custos Hospitalares: técnicas, análise e tomada de decisão. São Paulo: Editora STS, 2002.

MATTOS, Marinei Abreu. Investigação das Práticas de Contabilidade Gerencial: Um Estudo nas Empresas Prestadoras de Serviços Contábeis. Dissertação de Mestrado-UFPR. Curitiba, 2008.

MARTINS, Domingos dos Santos. Custeio Hospitalar por atividades. São Paulo: Atlas, 2002.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Os Sistemas de Saúde. Disponível em: . Acesso em: 09 mar. 2010.

PEREZ Jr., Jose Hernandes; OLIVEIRA, Luis Martins de; COSTA, Rogério Guedes. Gestão Estratégica de Custos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

RAUPP, F. M.; CRISPIM, C. H.; ALMEIDA, E. S. Gestão de Custos Hospitalares por Meio do Custeio por Absorção: O Caso da Maternidade Carmela Dutra. Revista de Informação Contábil, v. 2, n. 1, p. 120-133, out./dez. 2007.

SILVA, Geize Ketlin O da. et al. Fatores que Influenciam a Redução de Custos com Enfoque no Tempo de Permanência do Paciente em uma Instituição Hospitalar. XV Congresso Brasileiro de Custos, Curitiba, 2008.

SILVA, Marcia Zanievski da. Mensuração dos Custos de Procedimentos Médicos em Organizações Hospitalares: Sistematização de um Método de Custeio Híbrido à Luz do ABC e da UEP. Dissertação de Mestrado-UFSC. Florianópolis, 2006.