Moda e marketing 3.0: uma visão teórica à prática de empresas que atuam na área da moda

Neusa Maria dos Santos, Ezequiel Rosa da Luz

Resumo


Este artigo tem a finalidade de esboçar uma noção sobre moda e marketing 3.0 em empresas que atuam nesta área. O marketing 3.0 tem papel fundamental neste processo de indumentária e moda, pois o consumismo das pessoas na maneira de se vestir depende de empresas que trabalhem no ramo e seu relacionamento com seus clientes. Para desenvolvimento deste artigo, inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica para relatar importantes teorias que abordam moda e marketing 3.0 para empresas do segmento. O referencial bibliográfico utilizado proporcionou uma pesquisa teórica. Observa-se que as empresas devem estar preparadas neste mercado tão competitivo como é a área da moda, então, o marketing 3.0 é um diferencial neste ramo de atuação onde é necessário avaliar prioritariamente o fator humano, pois este é ponto principal para respostas em produtos, serviços, aspectos econômicos, culturais e políticos.

Palavras-chave: Moda; Marketing 3.0; Empresas; Gestão de relacionamento com o cliente.


Texto completo:

PDF

Referências


ASTLEY, W.Graham; VAN DE VEN, Andrew H. Debates e perspectivas centrais na teoria das organizações. In: CALDAS, Miguel; BERTERO, Carlos Osmar (Org.). Teoria das Organizações. São Paulo: Atlas, 2007.

BHARDWAJ, Vertica; FAIRHURST, Ann. Fast fashion: response to changes in the fashion industry. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research. v. 20, n. 1, p. 165–173, February 2010. Disponível em: Acesso em: 21 maio. 2013.

BRÏDSON, Kerrie; EVANS, Jody. The secret to a fashion advantage is brand orientation. International Journal of Retail & Distribution Management 1973. Disponível em: Acesso em: 25 jun. 2012.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

D'ANGELO, André Cauduro; SCHNEIDER, Heleno; LARÁN, Juliano Aita. Marketing de relacionamento junto a consumidores finais: um estudo exploratório com grandes empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 10, n. 1, Jan./Mar. p. 73-93, 2006. Disponível em: Acesso: 21 maio. 2013.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2.ed. – São Paulo: Atlas, 1987.

DOYLE, Stephen A; MOORE, Christopher M.; MORGAN, Louise. Supplier management in fast moving fashion retailing. Journal of Fashion Marketing and Management, v. 10 Issue 3, p. 272-281, p. 10. 2006. Disponível em: Acesso em: 10 maio. 2013.

EASEY, Mike. Fashion marketing. Third Edition. Disponível em: Acesso em 20 maio 2013.

FERNIE, J.; SPARKS, Leigh. Logistics and retail management, insights into current practice and trends from leading experts. London: Kogan,1998. Disponível em: Acesso em: 20 maio. 2013.

GUIMARÃES, Cezar Terence; MILANI, Gabriela Nóvoa Fernandes; CRESCITELLI, Edson. Aplicação de ações de marketing de relacionamento em lojas de departamento. VII SemeAd 11 e 12 agosto 2005. Disponível em: Acesso em: 27 jun. 2012.

GREWAL, Rajdeep; SLOTEGRAAF, Rebecca J. Embeddedness of Organizational Capabilities. Decision Sciences Institute. Decision Sciences v. 38 n.3. Journal compilation 2007. Disponível em: Acesso em: 15 jan. 2013.

HINES, T.; BRUCE, M. Fashion marketing. Contemporary Issues, Butterworth Heinemann, London. Second edition, 2007. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2012.

GALE, Bradley T.; SWIRE, Donald J. Value-Based Marketing & Pricing. Customer Value, Inc. 217 Lewis Wharf, Boston, MA 02110, USA. 2006. Disponível em: Acesso em: 01 nov. 2012.

HURLEY, Robert F.; HULT, G. Tomas M. Innovation, market orientation, and organizational learning: an integration and empirical examination. Journal of Marketing, july 1998. Disponível em: Acesso em: 06 nov. 2012.

KAURIĆ, Alica Grilec. Fashion marketing in textile and clothing industry. Tržište, Vol.21 No.2 Prosinac 2009. Disponível em: Acesso em: 15 set. 2012.

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Ediouro, 2009.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KRASNIKOV, Alexander; JAYACHANDRAN, Satish. The relative impact of marketing, research-and-development, and operations capabilities on firm performance. Journal of Marketing Vol. 72; p. 1–11.Jul. 2008. Disponível em: Acesso em: 10 fev. 2013.

KUHN, Thomas S. A Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

LOPES, Humberto Pinheiro; MOURA, Raquel Crispim da Silveira; FILGUEIRAS, Araguacy Paixão Almeida. O Marketing e as suas ações na moda. Diseño en Palermo. Encuentro Latino americano de Diseño. Disponível em: Acesso em: 27 jun. 2012.

LOW, Patrick Kim Cheng; FREEMAN, Ina. Fashion marketing to women in kazakhstan. Journal of Fashion Marketing and Management, v. 11, n. 1, p. 41-55, 2007. Disponível em: Acesso em: 16 jan. 2013.

MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2007.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

MOORE; Marguerite; FAIRHURST, Ann. Marketing capabilities and firm performance in fashion retailing. Journal of Fashion Marketing & Management. v. 7 Issue 4, p. 386-397, 2003. Disponível em: Acesso em: 16 jan. 2013.

O'CASS, Aron; JULIAN, Craig C. Fashion clothing consumption: studying the effects of materialistic values, self-image/product-image congruency relationships, gender and age on fashion clothing involvement. Disponível em: Acesso em: 27 dez. 2012.

PINTO, Marcelo de Rezende; LARA, José Edson. O Marketing de relacionamento no mercado consumidor em uma perspectiva experiencial e simbólica: Buscando Novas Proposições para Pesquisas In: IV Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Anais do EMA. Florianópolis / SC. set. de 2010. Disponível em: Acesso em: 10 maio. 2013.

PETTIGREW, Andrew M. Longitudinal field research on change: theory and practice. Organization Science v.1, n. 3, August, 1990. Disponível em: Acesso em: 10 maio. 2013.

POLLINI, Denise. Breve história da moda. Editora: Claridade, São Paulo, 2007.

QUEIROZ, Josimeire Pessoa de. Análise do uso de sistema de informações de marketing e de suas contribuições para a gestão de marketing de empresas varejistas. In: Encontro a Anpad XXXIV, Rio de Janeiro: 2010. Disponível em: Acesso em: 20 abr. 2013.

JUNIOR, Antonio Julio dos Santos.; ESTENDER, Antonio Carlos. Marketing 3.0, redes sociais e marcas. Congresso Internacional de Administração. Ponta Grossa: PR. de 20 a 24 set. de 2010. Disponível em: Acesso em: 18 set. 2012.

SAVITT, Ronald. Pre-Aldersonian Antecedents to macromarketing: Insights from the textual literature. Journal of the Academy of Marketing Science v. 18, n. 4, p. 293-301, 1990. Disponível em: Acesso em: 10 maio. 2013.

SPROLES, George B. Analyzing fashion life cycles—principles and perspectives. Journal of Marketing, v. 45, p.116-124. Fall 1981. Disponível em:

Acesso em: 22 maio. 2013.

SLATER, Stanley F; NARVER, John C. Market orientation and the learning organization. Journal of Marketing: v. 59, p. 63-74. ABI/INFORM Global, jul. 1995. Disponível em:

< http://www.favaneves.org/pdf/Slater.pdf.> Acesso em: 18 maio. 2013.

VAREY, Richard J.; MCKIE, David. Staging consciousness: marketing 3.0, post-consumerism and future pathways. Journal of Customer Behaviour, v. 9, n. 4, p. 321-334, 2010. Disponível em: Acesso em: 18 maio. 2013.