Confrontando atitudes empreendedoras em empreendedores por oportunidade e por necessidade

Carlos Eduardo Tavares, Gilnei Luiz de Moura, Andressa Silva

Resumo


 

O crescente interesse pela temática empreendedorismo pode ser verificado, em função de que a geração de negócios está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos países, sendo a ação empreendedora capaz de gerar mais riquezas. Empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, antecipa-se aos fatos e apresenta uma visão futura da organização, introduz inovações e abre empresas com a intenção de administrá-las para aproveitar uma oportunidade, e submete-se a correr riscos (MUNIZ, 2008). Os empreendedores podem ser classificados como empreendedores por oportunidade, ou seja, abrem seus negócios em função de que visualizam uma oportunidade de mercado, e empreendedores por necessidade, aqueles que por não conseguirem se inserir no mercado de trabalho, acabam por criar seu negócio próprio. Este estudo tem a intenção de verificar se existem diferenças nas atitudes empreendedoreas (planejamento, realização, poder e inovação), entre os empreendedores por oportunidade e empreededores por necessidade. Para tanto foi realizado um estudo de levantamento, tendo como intrumento de coleta de dados o Instrumento de Medida das Atitudes Empreendedoras – IMAE (SOUZA; JÚNIOR, 2005; MUNIZ, 2008). Os principais resultados permitem inferir que há certo equilíbrio entre os motivos considerados pelas pessoas da amostra estudada que levam a empreender e que as atitudes empreendedoras entre os grupos não apresentam diferenças significativas.

 

Palavras-chave: Empreendedorismo por necessidade. Empreendedorismo por oportunidade. Atitudes empreendedoras.



Palavras-chave


Empreendedorismo por necessidade. Empreendedorismo por oportunidade. Atitudes empreendedoras.

Texto completo:

PDF

Referências


BESSOME, F. Nem tanto nem tão pouco. São Paulo: Rumos, 2000.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DUTRA, Ivan S; LENZI, Fernando C; VENTURI, James L. Estudo comparativo das características de empreendedores em pequenas empresas. In: ENCONTRO DA ENANPAD, 29, 2005, Brasília: ENANPAD, 2005.

DRUCKER, P. E. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): Práticas e princípios. Tradução Carlos J. Malferrari. 4.ed. São Paulo: Pioneira, 1994.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, SP, v. 34, n.2, p 05-28, abr. 1999.

FARREL, L.C. Entrepreneurship: fundamentos das organizações empreendedoras. São Paulo: Saraiva, 1993.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor. IBQP e SEBRAE, 2008. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2010.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor. IBQP e SEBRAE, 2009. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2010.

GERBER, M.E. O mito do empreendedor. São Paulo: Saraiva, 1996.

GERBER, M. E. Empreender: fazendo a diferença. São Paulo: Fundamento, 2004.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

HISRICH, R. D; PETERS, M, P; SHEPHERD, D, A. Empreendedorismo. Tradução Teresa Cristina Felix de Souza et al. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

LUCAS, Cristina. C; SOUZA, Eda C. L. Cultura e atitude empreendedora nas vinícolas do vale do vinhedo RS. In: ENCONTRO DA ENANPAD, 31, 2007, Rio de Janeiro: ENANPAD, 2007.

MALHEIROS, R. C. C. FERLA, L. A. CUNHA, C. J. C. A. Viagem ao mundo do empreendedorismo. Florianópolis: Instituto de estudos avançados, 2003.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

MARTINS, G. A. LINTZ, A. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2000.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MUNIZ, C. N. S. Atitude empreendedora e suas dimensões. Dissertação de Mestrado em Administração. Brasília: Universidade de Brasília, 2008.

PEREIRA, A. T. As contribuições de curso de administração na atitude empreendedora de seus discentes. In: ENCONTRO DA ENANPAD, 31, 2007, Rio de Janeiro, 2007.

SOUZA, Eda C. L. JÚNIOR, Gumersindo S. L. Atitude empreendedora em proprietários gerentes de pequenas empresas. Construção de um instrumento de medida. In: ENCONTRO DA ENANPAD, 29, 2005, Distrito federal: ENANPAD, 2005.