Avaliação da educação ambiental na escola de educação básica São Miguel

Fábio Franzosi, Simone Sehnem, Jacir Casagrande, Alceu Cericato

Resumo


A educação ambiental implementada de forma eficaz nas escolas é uma maneira de iniciar a transformação, despertando o interesse e sensibilização para as causas ambientais desde os primeiros anos de vida do ser humano. Para tal, buscou-se avaliar a eficiência da aplicação da educação ambiental na Escola de Educação Básica São Miguel. Com objetivo de identificar a metodologia de ensino utilizada, conhecer os anseios e necessidades dos alunos na busca pelo conhecimento e propor mudanças para uma educação ambiental mais concreta. O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é exploratória. Trata-se de uma pesquisa que se classifica com relação ao enfoque qualitativo, e em relação aos procedimentos consiste em um levantamento. Foi possível constatar que os alunos têm um grande zelo pela instituição escolar, e demonstram elevado interesse pelas causas ambientais, destacando que os mesmos compreendem a importância da área ambiental no meio educacional. Portanto, conclui-se que a organização escolar está no caminho certo, porém, precisa evoluir em aspectos relacionados a eventos ambientais da atualidade.


Palavras-chave


Escola. Educação ambiental. Avaliação do ensino. Mudanças.

Texto completo:

PDF

Referências


DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e praticas. 6.ed. São Paulo: Gaia, 2000.

FELIX Z. A. Rozeli. COLETA SELETIVA EM AMBIENTE ESCOLAR. Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Volume 18, 2007. Disponível em: . Acesso em 29/06/2012.

GOUVÊA, Giana Raquel Rosa. Rumos da formação de professores para a educação ambiental. 2006. Disponível em: . Acesso em 07/05/2012.

GUIMARÃES, Mauro. Caminhos da educação ambiental: da forma a ação. Papirus editora. 2006.

GUIMARÃES, Mauro; SOARES, Ana Maria Dantas; CARVALHO, Néri Andréia Olabarriaga; BARRETO, Marcos Pinheiro. Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia. 2009. Disponível em: . Acesso em 07/05/2012.

MULLER, Jackson. Educação Ambiental: diretrizes para a prática pedagógica. Porto Alegre: Famurs, 2007.

PELEGRINI, Djalma Ferreira; VLACH, Vânia Rúbia Farias As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem. . 2011. Disponível em: . Acesso em 08/05/2012.

PHILIPPI JR A., ROMÉRO de A. M., BRUNA C. G. Curso de Gestão Ambiental. Barueri São Paulo: Manole, 2004.

RODRIGUES, Gelze Serrat de Souza Campos; COLESANTI, Marlene T. de Muno. Educação ambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação. Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, p. 51-66, jun. 2008.

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE. Conceitos para se fazer Educação Ambiental. Coordenadoria de Educação Ambiental- 2.ª ed. São Paulo: A Secretaria, 1997.