A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL (ETI) E O IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO
Resumo
Este relato apresenta a implementação de um projeto de extensão voltado à Educação Física, desenvolvido com duas turmas participantes do programa de jornada ampliada em uma escola municipal de ensino fundamental. A iniciativa surgiu a partir da observação das dificuldades enfrentadas por alunos e professores da Educação em Tempo Integral (ETI), como fadiga, desmotivação e a carência de atividades extracurriculares diversificadas. Com o objetivo de promover a Educação Física como ferramenta para o desenvolvimento integral dos estudantes, foram organizadas atividades lúdicas e brincadeiras por meio de uma gincana, na qual as duas turmas atuaram como equipes adversárias. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Vygotsky (1988) e Kishimoto (2011), que ressaltam a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento psicossocial das crianças. A experiência envolveu 43 alunos do 5º ano e suas professoras, incentivando a cooperação, a socialização e a prática de atividades físicas. Os resultados evidenciaram a necessidade de maior valorização de atividades extracurriculares e de espaços além da sala de aula no contexto da ETI, destacando impactos positivos no engajamento e no bem-estar dos alunos, que passam grande parte do tempo na escola.
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Sem títuloReferências
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