APLICAÇÃO DE REGRAS PARA TRANSFORMAÇÃO DE MODELO INDEPENDENTE DE COMPUTAÇÃO (CIM) PARA MODELO INDEPENDENTE DE PLATAFORMA (PIM): um Estudo de Caso aplicado na Indústria Vidraceira
Resumo
Este estudo examina a aplicabilidade de uma instância da Model Driven Architecture (MDA) no desenvolvimento de um sistema de monitoramento da produção industrial para a empresa Vidraceira Temperlândia. A pesquisa tem como objetivo avaliar a capacidade da abordagem MDA em viabilizar a derivação automatizada de artefatos estruturais e comportamentais a partir da modelagem de requisitos expressos em linguagem natural. O processo metodológico envolveu a elicitação de requisitos no ambiente organizacional, resultando na produção de artefatos no nível Computation Independent Model (CIM), tais como cenários de caso de uso descritos em uma gramática BNF proposta, diagramas de caso de uso e protótipos de interface gráfica. Posteriormente, foram aplicadas regras formais de transformação, com base no arcabouço proposto por LEITE (2017), para a geração de modelos no nível Platform Independent Model (PIM), especificamente diagramas de classes e de sequência. Os resultados obtidos evidenciam que a abordagem MDA contribui significativamente para a mitigação de ambiguidades semânticas, para a padronização dos artefatos e para a sistematização do processo de desenvolvimento orientado a modelos. Conclui-se que a instância de MDA investigada apresenta elevado potencial para suportar a transformação de especificações dos requisitos de software em representações formais compatíveis com processos de automação do desenvolvimento de software.
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloReferências
DUBY, Carolyn K. Accelerating embedded software development with a Model Driven Architecture®. Pathfinder Solutions, set. 2003. Disponível em: https://www.omg.org/mda/mda_files/MDA_overview.pdf. Acesso em: 26 jun. 2025.
GUEDES, G. T. UML 2 – uma abordagem prática. 1. ed. [S.l.]: [s.n.], 2008.
ISIKDAG, U.; UNDERWOOD, J. Two design patterns for facilitating building information model-based synchronous collaboration. Automation in Construction, Amsterdam, v. 19, n. 5, p. 544–553, 2010.
KLEPPE, Anneke G.; WARMER, Jos B.; BAST, Wim. MDA explained: the model driven architecture: practice and promise. [S.l.]: Addison-Wesley Professional, 2003.
LEITE, V. M. Uma instância de uma arquitetura orientada a modelo e suas implicações na implantação dos processos do MPS.BR. 2017. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
MELLOR, Stephen J. MDA distilled: principles of model-driven architecture. Boston: Addison-Wesley Professional, 2004.
OMG. MDA Guide Version 2.0. [S.l.], 2014. Disponível em: https://www.omg.org/cgi-bin/doc?ormsc/14-06-01.pdf. Acesso em: 27 jun. 2025.