DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO DE UM CHATBOT PARA A EMPRESA INVISTA TECNOLOGIA

Ana Crhistina Vanali Vanali, Cassiana Fagundes da Silva

Resumo


O presente artigo relata a experiência na área da educação e da iniciação científica vivenciada pelas autoras durante o segundo semestre do ano de 2024 orientando um projeto de iniciação científica composto por uma equipe de dezesseis alunos do oitavo período do curso de Bacharelado de Sistemas de Informação do Centro Universitário Senai/Paraná, campus de São José dos Pinhais. O tema central do projeto era atender a demanda de uma empresa da área de promoção de vendas de produtos educacionais. O desafio proposto consistia na criação de um chatbot destinado ao público externo, a ser integrado ao site da empresa. Este chatbot seria projetado para fornecer informações abrangentes sobre os produtos oferecidos, o funcionamento do sistema, o compromisso da empresa com a ESG e outros aspectos relevantes de sua atuação no mercado. Ao final o objetivo foi atingido e o código-fonte da aplicação fornecido para a empresa, através da sua equipe de TI realizar a implantação do chatbot.


Texto completo:

Sem título

Referências


FARIAS, S. B. Uma análise da utilização de chatbots de atendimento a clientes e o desenvolvimento à luz do dialogflow. Monografia (Bacharel em Ciência da Computação). Universidade Estadual Da Paraíba. Campina Grande, 2020.

INVISTA Tecnologia Educacional. Site Oficial. Disponível em https://invistatecedu.com.br/. Acesso em: 19 fev. 2025.

JAVASCRIPT. Métodos básicos de Javascript. Disponível em: https://www.javascript.com/learn/strings. Acesso em: 19 set 2024.

JOBSTRAIBIZER, F. Criação de sites com o CSS. São Paulo: Universo dos Livros Editora, 2009.

LOPES, M. V. O marketing para o consumidor 4.0 - Estudo de caso sobre a personagem lu, do magazine luiza , como influenciadora virtual. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Universidade do Sul de Santa Catarina. Palhoça. 2020.

MACIEL, R. 94% das empresas que usam bots já recuperaram o investimento feito na tecnologia. CANALTECH. Disponível em: https://canaltech.com.br/. Acesso em: 11 ago. 2024.

MDN. O que é JavaScript? Abril de 2021. Disponível em: https://developer.mozilla.org/ptBR/docs/Learn/JavaScript/First_steps/What_is_JavaScript. Acesso em: 16 set. 2024.

SANTOS, S. S. Desenvolvimento do chatbot ellen como ferramenta de alerta e acompanhamento para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Monografia (Bacharel em Engenharia Biomédica). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. 2018.

SILVA, M. S. HTML5: a linguagem de marcação que revolucionou a web. 2ª ed. São Paulo: Novatec Editora, 2019.

SOUZA, I. Consumidor 4.0: sua empresa já está preparada para atendê-lo? (2018-2). Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/consumidor-4-0/. Acesso em: 06 ago. 2021.

WENI. História do chatbot: saiba como tudo começou. (2018). Disponível em: https://weni.ai/blog/historia-do-chatbot-saiba-como-tudo-comecou/. Acesso em: 06 nov. 2024.