EMPRESAS DE SERVIÇOS NOS SHOPPINGS: PECULIARIDADES NA GESTÃO DE PESSOAS

Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim, Ladjane de Barros Silva, Antonio Dhiego de Sousa, Maiara Carla de Medeiros Silva

Resumo


A pesquisa descritiva e exploratória que embasou este artigo buscou analisar as principais práticas e dificuldades da Gestão de Pessoas em Pequenas Empresas Prestadoras de Serviço em funcionamento nos shopping centers da Região Metropolitana do Recife (RMR), em virtude da importância desse segmento para a economia nacional e local. A coleta de dados foi por um questionário padrão aplicado em entrevista direta com proprietários/funcionários das empresas. Foi constatado que a maioria das empresas não possui a área de Gestão de Pessoas,são comércio e serviço, geridas pelos proprietários e não possuem sócios (61%); muitas têm até três funcionários, maioria  mulheres; buscam pessoas com qualificação mínima de segundo grau; existe uma baixa rotatividade; são principalmente empresas de consertos, chaveiro e assistência técnica (25%); e a maioria funciona há mais de cinco anos.


Palavras-chave


Gestão de Pessoas; Comércio e Serviços; Pequenas Empresas; Shopping Center; Dificuldade na gestão

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